As palavras soltas

«(...) pedes para eu te pintar o amor

e eu dou-te uma folha em branco.

porque o branco é a soma de todas as cores

e numa folha vazia

tu poderás pintar o que quiseres.(...)»



In: Nós os 2, Ana Teresa Silva

Tantas mãos, a mesma Primavera - poesia inédita



Produt Placement

Para a Wikipédia a definição de Product placement é «a forma de inserir mensagens publicitárias de forma subtil no conteúdo de programas de televisão, filmes, jogos, revistas, rádios, eventos»

pp

Imagem retirada de: www.cafedesignorants.wordpress.com

Segundo um artigo do Diário de Notícias dedicado a esta técnica a inclusão destas marcas «aparece para para reforçar a sua notoriedade ou lançar um novo produto. A escolha deste PP recai não apenas nos programas, mas também sobre os actores que podem estabelecer uma empatia com o potencial consumidor». (In: http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=631463)

O product placement é uma forma de negociação publicitária, da mesma "família" do soft sponsoring, do barter, da inclusão de produtos, da manipulação de conteúdos e do financiamento de programas. Os publicitários reúnem esta área de negócio numa definição mais abrangente a que chamam branded entertainment.

Product Placement no cinema, na televisão

Marcas de automóveis usadas em cenas na série de filmes James Bond

Nas conferências de imprensa de treinadores e jogadores de futebol. Aparecem sempre com um e o mesmo boné, publicitando uma determinada marca.

Para a produção do programas como Querido Mudei a Casa (Sic Mulher) ou Quinta das Celebridades (TVI)  o PP é muito visível.

Para as  jornalistas do Diário Económico Marta Diniz de Araújo e Raquel Correia PP é sinónimo de fonte de receitas.

 

clip_image001

 

A principal razão do crescimento da técnica de marketing prendem-se «com os avanços tecnológicos, a fragmentação da audiência e a crescente fama de meios como a internet e os jogos vídeo», segundo o artigo do Diário Económico – ver  http://industrias-culturais.blogspot.com/2005/04/product-placement-uma-fonte-de.html). Se pensarmos na realidade da televisão, «a principal razão do product placement é a compensação do zapping por altura dos intervalos para publicidade. O telespectador não tem, assim, a mesma facilidade de mudar de canal enquanto dura o período de publicidade».

A título de curiosidade:  O documentário Farhenheit 9/11 contém referências a 54 marcas.

 

Ver a edição do programa Imagens de Marca dedicada a esta temática:  http://imagensdemarca.sapo.pt/dossier/detalhes.php?id=526

Marketing de Emboscada também conhecido como ambushmarketing

Esta é uma das técnicas mais usadas pelas empresas e baseia-se na criatividade de quem a cria.

O Marketing de emboscada  aproveita um evento patrocinado por outra marca e através de acções criativas aproveita a comunicação social e toda a publicidade para anunciar a sua marca. Muitas vezes é mais recordada que o próprio patrocinador oficial.

Exemplo: Nas copas do mundo, a patrocinadora oficial sempre foi a Adidas. Depois de pesquisa global feita no mundial de 2006, as pessoas achavam que a patrocinadora oficial do evento era a Nike (Dados referidos em www.mundodomarketing.com.br)

 

Aqui ficam algumas das frases mais marcantes da entrevista ao director (Gustavo Fortes) de uma das agências brasileiras (Agência espalhe) especializadas no Marketing de Emboscada ao site Mundo do Marketing.

As marcas que não são patrocinadoras do evento podem fazer marketing de guerrilha para aproveitar a repercussão do evento?
Sim. Isso pode ser feito através do marketing de emboscada.

Marketing de emboscada é pensar em soluções com mais criatividade, relevância e atingir o público-alvo. Chamar a atenção para sua marca de forma diferente

O marketing de emboscada se aproveita de grandes concentrações de pessoas, eventos e feiras. Uma determinada empresa queria participar de uma feira, mas não possuía verba necessária para estar em um dos stands.

Exemplo de como O Marketing de Emboscada pode ser uma boa solução:

Na copa de 1998, em Paris, você só via ações da Nike acontecendo em vários lugares. Ações inteligentes, legalizadas pela prefeitura, ações que fazem o público pensar que a Nike realmente é a patrocinadora da copa. Os patrocinadores oficiais, em minha opinião, desembolsam uma grana preta (US$ 45 milhões) e pensam: “Pronto! Já estou patrocinando, tudo bem” enquanto que a Nike faz essas ações, aparece muito mais, está mais próxima do cliente e as pessoas ficam com a percepção de que ela é a patrocinadora. Isto se chama marketing de emboscada.

In www.mundodomarketing.com.br

Exemplos de uma acção de Marketing de Emboscada:

No Mundial de 1994, patrocinada pela Coca-cola e pela Kaiser. A cerveja brasileira Brahma pagou a todos os jogadores da selecção Brasileira para que levantassem o dedo indicador em cada golo que marcassem. Com este gesto a referência era inevitável - "Brahma, a cerveja nº 1".

mguerrilhaProcter & Gamble, em 2007, foi também uma das marcas que utilizou esta técnica. Esta acção consistia em vários agentes passearam pela Festa de San Gennaro com a camisola branca toda manchada de molho de tomate. Nas costas da camisola aparecia a mensagem "Manchou? Ariel". Segundo o site http://www.blogdeguerrilha.com.br «a Procter & Gamble, segundo maior anunciante dos EUA, passou o seguinte briefing às suas agências globais: “construir marcas sem o uso da mídia tradicional, reforçando a necessidade de novas formas de aproximação com o consumidor”

blog_9_10_ariel_agente


Marketing de emboscada da Unicer: Aqui o ponto de discórdia é o anúncio onde surge o hino nacional e os parabéns à selecção.

In: http://nlsonmarujo.blogspot.com


Emboscada da Nokia face ao patrocínio oficial da LG no Seminário Premium “Futurecom” em São Paulo.


Durante um discurso, ainda como candidato à presidência dos EUA, os três rapazes que se posicionavam atrás dele usavam t-shirts da marca “Abercombrie & Fitch”. Aqui foi Baracka Obama que foi a vítima da Emboscada

 

 

Exemplo: “Pepsi faz marketing de emboscada em Uganda”.

 

 

  “A série "9MM: São Paulo" do canal FOX fez uma acção de Marketing de emboscada na Maratona de São Paulo 2008, em uma acção criada pela Santa Clara. A emboscada chama atenção para uma das estatísticas da polícia de São Paulo: existem 47 bandidos para cada 1 policia. A série foi inspirada livremente em casos policiais e no resultado de vários meses de pesquisa, que incluíram entrevistas e depoimentos de policias verdadeiros. É a primeira mini-série dramática da Fox filmada em São Paulo, uma produção que revela as complexidades enfrentadas pela força policial para o cumprimento da lei em uma cidade tão intensa como essa.”

“A Invasão do Homem Melancia”. Acção de emboscada no evento de empreendedorismo da Shell.

Desenvolvido por: Inusitada - Mkt de Experiências.

Factores que podem levar uma empresa a optar por esta técnica:

  1. Custo elevado associado ao patrocínio dos eventos
  2. Custos da acção reduzidos vs o elevado impacto junto do público
  3. Eventual impossibilidade de participar como patrocinadora de um evento.
  4. Sentido de oportunidade
  5. Excelente focalização no target.
  6. Elevada cobertura de audiência e cobertura mediática (já que falamos de eventos como Mundiais de Futebol Festivais…)
  7. Elevados ganhos de reconhecimento (lembremo-nos dos casos em que o patrocinador oficial não tem o reconhecimento que as marcas outsiders têm)

Desvantagens: (In: http://nlsonmarujo.blogspot.com)

  1. Retaliação da concorrência
  2. Repreensão por parte das autoridades.
  3. Ser visto como “malfeitor”.
  4. Poderá revelar falta de ética.
  5. Impedimentos legais.
  6. Pode comprometer a imagem de marca.

 

 

Marketing One-to-One: “Tratar de forma diferente clientes diferentes”.

Imagem retirada de: http://mkt-fix.blogspot.com

O Marketing One-to-One nas palavras dos outros:

Para Eduardo Madeira Correia, professor de marketing (ESCS), "o marketing é tudo e não é nada - é tudo se for feito com objectivo e não é nada se for feito sem objectivo. Não se consegue sobreviver sem esta necessidade de comunicar. A comunicação só funciona se os princípios de marketing forem seguidos". (In: http://aeiou.expressoemprego.pt/PageTree.aspx?PageTreeId=4248)
Ainda para o Professor de Marketing: “ O melhor exemplo de marketing O2O são os namorados porque dizem aquilo que o outro quer ouvir e quando não dizem há pequenas discussões. As pessoas vivem uma para a outra e cada uma "vende" aquilo que tem para vender e a melhor maneira de vender é sabendo, porque já estudou, aquilo que o outro compra». (In: http://aeiou.expressoemprego.pt/PageTree.aspx?PageTreeId=4248)

Quando falamos desta técnica falamos de:

  • Marketing personalizado
  • Procura dirigir-se a cada um dos seus potenciais consumidores de forma individualizada, como se fosse um de cada vez, procurando as necessidades de cada um.
  • O seu segmento é uma pessoa, um consumidor, um cliente
  • O seu objectivo é conhecer o perfil do consumidor para lhe oferecer os bens e serviços mais adequados.
  • Esta técnica procura conhecer bem o consumidor
  • As estratégias de personalização, personalização essa que não é mais do que tratar de forma diferente clientes diferentes e agradando a todos, estão directamente relacionadas com as teorias do  marketing O2O.
  • Aqui o enfoque é o cliente em detrimento do produto.

Os 4 pilares em que se baseia: (In: http://www.daemonquest.com/pt/node/1351)

  1. identificar os clientes de maior valor,
  2. diferenciar as propostas para clientes diferentes,
  3. interactuar com o cliente
  4. personalizar a cultura empresarial.


Intimamente ligado ao Marketing O2O está o CRM - Customer Relationship Management – programa de computador que gere o perfil do consumidor e desta forma consegue melhorar a eficácia desta técnica. «Através de uma série de dados ou histórico, o CRM constrói, de imediato, uma base de informação dirigida ao cliente X que o vendedor lhe transmite. Deste modo, as necessidades do cliente X ficam satisfeitas e ele não tem de andar à procura e a pesquisar.» (In: http://aeiou.expressoemprego.pt/PageTree.aspx?PageTreeId=4248)

 

Principais diferenças entre MKT Tradicional e o Mkt O2O

 

    domino

    Imagem retirada de: http://www.go2web.com.br/

    garoto_propaganda[1]

    Imagem retirada de: http://alceucruz.blogspot.com

    Centra-se na quota de mercado

    aposta na quota de cliente ou “share of customer”

    fala de produtos diferenciados para o conjunto do mercado

    preconiza estratégias de clientes diferenciados

    centra-se na gestão do produto

    focaliza os seus esforços na gestão de clientes

    observa o cliente como um “inimigo a conquistar”

    apoia-se no cliente como um colaborador no crescimento e o melhor da empresa, os seus produtos e os seus serviços.

    luta por encontrar clientes que se adaptem ao lançamento de novos produtos

    Individualizado esforça-se por encontrar produtos adaptados aos clientes.

    baseia-se na publicidade massiva

    funda-se nas mensagens personalizadas.

    utiliza a promoção padrão

    aplica incentivos adaptados a cada cliente.

        Adaptação livre (In: http://www.daemonquest.com/pt/node/1351)