As palavras soltas

«(...) pedes para eu te pintar o amor

e eu dou-te uma folha em branco.

porque o branco é a soma de todas as cores

e numa folha vazia

tu poderás pintar o que quiseres.(...)»



In: Nós os 2, Ana Teresa Silva

Tantas mãos, a mesma Primavera - poesia inédita



Exemplos de MB

Amanhã falaremos de:

Opiniões de autores que defendem o Mood Board e os que não acreditam que seja uma mais valia.

Vamos mostrar e comentar exemplos de Mood Boards

E, finalmente vamos conhecer o meu Mood Board.

Teremos imagens ilustrativas de todos os Mood Boards.

Até amanhã:)

Definição de Mood Board

Mas, o que são Mood Boards?

Segundo o site http://www.lifeclever.com/5-reasons-to-design-with-mood-boards: Os mood boards são «painéis como Paletas de Tendências mas, na realidade, são composições feitas de retalhos de imagens inspiradoras, que formam um estado de espírito, uma atmosfera ou clima».

Os mood boards podem também ser chamados de quadros de inspiração como lhe chama Mindy Wagner.
Para este designer « The mood board is intentionally casual; it lets the designer start with broad strokes and get feedback before too much time is invested in the wrong direction. Think of it as rapid visual prototyping.»
http://www.webdesignerdepot.com


Ainda segundo o site http://www.lifeclever.com/5-reasons-to-design-with-mood-boards
Os mood board’s tem a vantagem de serem apenas como fonte de inspiração e não são definitivos

Adaptação de http://www.lifeclever.com/5-reasons-to-design-with-mood-boards

Regras na construção dos “Mood boards”.
- Deve ser escolhida uma dimensão e uma orientação para o painel (vertical ou horizontal).
De seguida deve ser desenhada uma grelha de construção, ou layout, onde sejam definidas áreas, proporções e linhas de força.
O ponto forte do painel, ou o ponto de atracção visual, deve ser reservado para os aspectos essenciais para a transmissão daquela atmosfera ou tendência.
Todas as restantes imagens devem ser posicionadas em redor deste ponto de atracção, evidenciando linhas de força visual no painel que conduzam ao ponto central.
As proporções entre os diversos elementos, ilustrados no painel, devem respeitar os pesos que se desejam transpor para o projecto.
O resultado final deve ser harmonioso, atraente e limpo.


Segundo Taís Vieira «A especialidade do mood board está no facto de que as imagens que ele exibe actuam como meios de comunicação bastante versáteis, capazes de construir códigos traduzidos em conceitos. Enquanto elementos muito próximos dos designers - frequentemente usados nos projetos como referências e fontes de inspiração - as imagens permitem a interpretação de mensagens e acesso a sentidos através da interação que faz com quem as observa. No caso do mood board, as imagens facilitam a identificação e superação de problemas de projeto por incrementarem o conhecimento do designer. Ambos - profissional e ferramenta - estabelecem um diálogo enriquecedor no qual as imagens facilitam o acesso a sentimentos mais abstratos e a concepção de mensagens visuais mais profundas.»
in http://abcdesign.com.br