Para a Wikipédia a definição de Product placement é «a forma de inserir mensagens publicitárias de forma subtil no conteúdo de programas de televisão, filmes, jogos, revistas, rádios, eventos»
Imagem retirada de: www.cafedesignorants.wordpress.com
Segundo um artigo do Diário de Notícias dedicado a esta técnica a inclusão destas marcas «aparece para para reforçar a sua notoriedade ou lançar um novo produto. A escolha deste PP recai não apenas nos programas, mas também sobre os actores que podem estabelecer uma empatia com o potencial consumidor». (In: http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=631463)
O product placement é uma forma de negociação publicitária, da mesma "família" do soft sponsoring, do barter, da inclusão de produtos, da manipulação de conteúdos e do financiamento de programas. Os publicitários reúnem esta área de negócio numa definição mais abrangente a que chamam branded entertainment.
Product Placement no cinema, na televisão
Marcas de automóveis usadas em cenas na série de filmes James Bond
Nas conferências de imprensa de treinadores e jogadores de futebol. Aparecem sempre com um e o mesmo boné, publicitando uma determinada marca.Para a produção do programas como Querido Mudei a Casa (Sic Mulher) ou Quinta das Celebridades (TVI) o PP é muito visível.
Para as jornalistas do Diário Económico Marta Diniz de Araújo e Raquel Correia PP é sinónimo de fonte de receitas.
A principal razão do crescimento da técnica de marketing prendem-se «com os avanços tecnológicos, a fragmentação da audiência e a crescente fama de meios como a internet e os jogos vídeo», segundo o artigo do Diário Económico – ver http://industrias-culturais.blogspot.com/2005/04/product-placement-uma-fonte-de.html). Se pensarmos na realidade da televisão, «a principal razão do product placement é a compensação do zapping por altura dos intervalos para publicidade. O telespectador não tem, assim, a mesma facilidade de mudar de canal enquanto dura o período de publicidade».
A título de curiosidade: O documentário Farhenheit 9/11 contém referências a 54 marcas.
Ver a edição do programa Imagens de Marca dedicada a esta temática: http://imagensdemarca.sapo.pt/dossier/detalhes.php?id=526
Sem comentários:
Enviar um comentário