As palavras soltas

«(...) pedes para eu te pintar o amor

e eu dou-te uma folha em branco.

porque o branco é a soma de todas as cores

e numa folha vazia

tu poderás pintar o que quiseres.(...)»



In: Nós os 2, Ana Teresa Silva

Tantas mãos, a mesma Primavera - poesia inédita



Produt Placement

Para a Wikipédia a definição de Product placement é «a forma de inserir mensagens publicitárias de forma subtil no conteúdo de programas de televisão, filmes, jogos, revistas, rádios, eventos»

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Imagem retirada de: www.cafedesignorants.wordpress.com

Segundo um artigo do Diário de Notícias dedicado a esta técnica a inclusão destas marcas «aparece para para reforçar a sua notoriedade ou lançar um novo produto. A escolha deste PP recai não apenas nos programas, mas também sobre os actores que podem estabelecer uma empatia com o potencial consumidor». (In: http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=631463)

O product placement é uma forma de negociação publicitária, da mesma "família" do soft sponsoring, do barter, da inclusão de produtos, da manipulação de conteúdos e do financiamento de programas. Os publicitários reúnem esta área de negócio numa definição mais abrangente a que chamam branded entertainment.

Product Placement no cinema, na televisão

Marcas de automóveis usadas em cenas na série de filmes James Bond

Nas conferências de imprensa de treinadores e jogadores de futebol. Aparecem sempre com um e o mesmo boné, publicitando uma determinada marca.

Para a produção do programas como Querido Mudei a Casa (Sic Mulher) ou Quinta das Celebridades (TVI)  o PP é muito visível.

Para as  jornalistas do Diário Económico Marta Diniz de Araújo e Raquel Correia PP é sinónimo de fonte de receitas.

 

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A principal razão do crescimento da técnica de marketing prendem-se «com os avanços tecnológicos, a fragmentação da audiência e a crescente fama de meios como a internet e os jogos vídeo», segundo o artigo do Diário Económico – ver  http://industrias-culturais.blogspot.com/2005/04/product-placement-uma-fonte-de.html). Se pensarmos na realidade da televisão, «a principal razão do product placement é a compensação do zapping por altura dos intervalos para publicidade. O telespectador não tem, assim, a mesma facilidade de mudar de canal enquanto dura o período de publicidade».

A título de curiosidade:  O documentário Farhenheit 9/11 contém referências a 54 marcas.

 

Ver a edição do programa Imagens de Marca dedicada a esta temática:  http://imagensdemarca.sapo.pt/dossier/detalhes.php?id=526

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