As palavras soltas

«(...) pedes para eu te pintar o amor

e eu dou-te uma folha em branco.

porque o branco é a soma de todas as cores

e numa folha vazia

tu poderás pintar o que quiseres.(...)»



In: Nós os 2, Ana Teresa Silva

Tantas mãos, a mesma Primavera - poesia inédita



Marketing One-to-One: “Tratar de forma diferente clientes diferentes”.

Imagem retirada de: http://mkt-fix.blogspot.com

O Marketing One-to-One nas palavras dos outros:

Para Eduardo Madeira Correia, professor de marketing (ESCS), "o marketing é tudo e não é nada - é tudo se for feito com objectivo e não é nada se for feito sem objectivo. Não se consegue sobreviver sem esta necessidade de comunicar. A comunicação só funciona se os princípios de marketing forem seguidos". (In: http://aeiou.expressoemprego.pt/PageTree.aspx?PageTreeId=4248)
Ainda para o Professor de Marketing: “ O melhor exemplo de marketing O2O são os namorados porque dizem aquilo que o outro quer ouvir e quando não dizem há pequenas discussões. As pessoas vivem uma para a outra e cada uma "vende" aquilo que tem para vender e a melhor maneira de vender é sabendo, porque já estudou, aquilo que o outro compra». (In: http://aeiou.expressoemprego.pt/PageTree.aspx?PageTreeId=4248)

Quando falamos desta técnica falamos de:

  • Marketing personalizado
  • Procura dirigir-se a cada um dos seus potenciais consumidores de forma individualizada, como se fosse um de cada vez, procurando as necessidades de cada um.
  • O seu segmento é uma pessoa, um consumidor, um cliente
  • O seu objectivo é conhecer o perfil do consumidor para lhe oferecer os bens e serviços mais adequados.
  • Esta técnica procura conhecer bem o consumidor
  • As estratégias de personalização, personalização essa que não é mais do que tratar de forma diferente clientes diferentes e agradando a todos, estão directamente relacionadas com as teorias do  marketing O2O.
  • Aqui o enfoque é o cliente em detrimento do produto.

Os 4 pilares em que se baseia: (In: http://www.daemonquest.com/pt/node/1351)

  1. identificar os clientes de maior valor,
  2. diferenciar as propostas para clientes diferentes,
  3. interactuar com o cliente
  4. personalizar a cultura empresarial.


Intimamente ligado ao Marketing O2O está o CRM - Customer Relationship Management – programa de computador que gere o perfil do consumidor e desta forma consegue melhorar a eficácia desta técnica. «Através de uma série de dados ou histórico, o CRM constrói, de imediato, uma base de informação dirigida ao cliente X que o vendedor lhe transmite. Deste modo, as necessidades do cliente X ficam satisfeitas e ele não tem de andar à procura e a pesquisar.» (In: http://aeiou.expressoemprego.pt/PageTree.aspx?PageTreeId=4248)

 

Principais diferenças entre MKT Tradicional e o Mkt O2O

 

    domino

    Imagem retirada de: http://www.go2web.com.br/

    garoto_propaganda[1]

    Imagem retirada de: http://alceucruz.blogspot.com

    Centra-se na quota de mercado

    aposta na quota de cliente ou “share of customer”

    fala de produtos diferenciados para o conjunto do mercado

    preconiza estratégias de clientes diferenciados

    centra-se na gestão do produto

    focaliza os seus esforços na gestão de clientes

    observa o cliente como um “inimigo a conquistar”

    apoia-se no cliente como um colaborador no crescimento e o melhor da empresa, os seus produtos e os seus serviços.

    luta por encontrar clientes que se adaptem ao lançamento de novos produtos

    Individualizado esforça-se por encontrar produtos adaptados aos clientes.

    baseia-se na publicidade massiva

    funda-se nas mensagens personalizadas.

    utiliza a promoção padrão

    aplica incentivos adaptados a cada cliente.

        Adaptação livre (In: http://www.daemonquest.com/pt/node/1351)

Sem comentários:

Enviar um comentário