Imagem retirada de: http://mkt-fix.blogspot.com
O Marketing One-to-One nas palavras dos outros:
Para Eduardo Madeira Correia, professor de marketing (ESCS), "o marketing é tudo e não é nada - é tudo se for feito com objectivo e não é nada se for feito sem objectivo. Não se consegue sobreviver sem esta necessidade de comunicar. A comunicação só funciona se os princípios de marketing forem seguidos". (In: http://aeiou.expressoemprego.pt/PageTree.aspx?PageTreeId=4248)
Ainda para o Professor de Marketing: “ O melhor exemplo de marketing O2O são os namorados porque dizem aquilo que o outro quer ouvir e quando não dizem há pequenas discussões. As pessoas vivem uma para a outra e cada uma "vende" aquilo que tem para vender e a melhor maneira de vender é sabendo, porque já estudou, aquilo que o outro compra». (In: http://aeiou.expressoemprego.pt/PageTree.aspx?PageTreeId=4248)
Quando falamos desta técnica falamos de:
- Marketing personalizado
- Procura dirigir-se a cada um dos seus potenciais consumidores de forma individualizada, como se fosse um de cada vez, procurando as necessidades de cada um.
- O seu segmento é uma pessoa, um consumidor, um cliente
- O seu objectivo é conhecer o perfil do consumidor para lhe oferecer os bens e serviços mais adequados.
- Esta técnica procura conhecer bem o consumidor
- As estratégias de personalização, personalização essa que não é mais do que tratar de forma diferente clientes diferentes e agradando a todos, estão directamente relacionadas com as teorias do marketing O2O.
- Aqui o enfoque é o cliente em detrimento do produto.
Os 4 pilares em que se baseia: (In: http://www.daemonquest.com/pt/node/1351)
- identificar os clientes de maior valor,
- diferenciar as propostas para clientes diferentes,
- interactuar com o cliente
- personalizar a cultura empresarial.
Intimamente ligado ao Marketing O2O está o CRM - Customer Relationship Management – programa de computador que gere o perfil do consumidor e desta forma consegue melhorar a eficácia desta técnica. «Através de uma série de dados ou histórico, o CRM constrói, de imediato, uma base de informação dirigida ao cliente X que o vendedor lhe transmite. Deste modo, as necessidades do cliente X ficam satisfeitas e ele não tem de andar à procura e a pesquisar.» (In: http://aeiou.expressoemprego.pt/PageTree.aspx?PageTreeId=4248)
Principais diferenças entre MKT Tradicional e o Mkt O2O
Imagem retirada de: http://www.go2web.com.br/ | Imagem retirada de: http://alceucruz.blogspot.com |
Centra-se na quota de mercado | aposta na quota de cliente ou “share of customer” |
fala de produtos diferenciados para o conjunto do mercado | preconiza estratégias de clientes diferenciados |
centra-se na gestão do produto | focaliza os seus esforços na gestão de clientes |
observa o cliente como um “inimigo a conquistar” | apoia-se no cliente como um colaborador no crescimento e o melhor da empresa, os seus produtos e os seus serviços. |
luta por encontrar clientes que se adaptem ao lançamento de novos produtos | Individualizado esforça-se por encontrar produtos adaptados aos clientes. |
baseia-se na publicidade massiva | funda-se nas mensagens personalizadas. |
utiliza a promoção padrão | aplica incentivos adaptados a cada cliente. |
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