As palavras soltas

«(...) pedes para eu te pintar o amor

e eu dou-te uma folha em branco.

porque o branco é a soma de todas as cores

e numa folha vazia

tu poderás pintar o que quiseres.(...)»



In: Nós os 2, Ana Teresa Silva

Tantas mãos, a mesma Primavera - poesia inédita



Marketing de Emboscada também conhecido como ambushmarketing

Esta é uma das técnicas mais usadas pelas empresas e baseia-se na criatividade de quem a cria.

O Marketing de emboscada  aproveita um evento patrocinado por outra marca e através de acções criativas aproveita a comunicação social e toda a publicidade para anunciar a sua marca. Muitas vezes é mais recordada que o próprio patrocinador oficial.

Exemplo: Nas copas do mundo, a patrocinadora oficial sempre foi a Adidas. Depois de pesquisa global feita no mundial de 2006, as pessoas achavam que a patrocinadora oficial do evento era a Nike (Dados referidos em www.mundodomarketing.com.br)

 

Aqui ficam algumas das frases mais marcantes da entrevista ao director (Gustavo Fortes) de uma das agências brasileiras (Agência espalhe) especializadas no Marketing de Emboscada ao site Mundo do Marketing.

As marcas que não são patrocinadoras do evento podem fazer marketing de guerrilha para aproveitar a repercussão do evento?
Sim. Isso pode ser feito através do marketing de emboscada.

Marketing de emboscada é pensar em soluções com mais criatividade, relevância e atingir o público-alvo. Chamar a atenção para sua marca de forma diferente

O marketing de emboscada se aproveita de grandes concentrações de pessoas, eventos e feiras. Uma determinada empresa queria participar de uma feira, mas não possuía verba necessária para estar em um dos stands.

Exemplo de como O Marketing de Emboscada pode ser uma boa solução:

Na copa de 1998, em Paris, você só via ações da Nike acontecendo em vários lugares. Ações inteligentes, legalizadas pela prefeitura, ações que fazem o público pensar que a Nike realmente é a patrocinadora da copa. Os patrocinadores oficiais, em minha opinião, desembolsam uma grana preta (US$ 45 milhões) e pensam: “Pronto! Já estou patrocinando, tudo bem” enquanto que a Nike faz essas ações, aparece muito mais, está mais próxima do cliente e as pessoas ficam com a percepção de que ela é a patrocinadora. Isto se chama marketing de emboscada.

In www.mundodomarketing.com.br

Exemplos de uma acção de Marketing de Emboscada:

No Mundial de 1994, patrocinada pela Coca-cola e pela Kaiser. A cerveja brasileira Brahma pagou a todos os jogadores da selecção Brasileira para que levantassem o dedo indicador em cada golo que marcassem. Com este gesto a referência era inevitável - "Brahma, a cerveja nº 1".

mguerrilhaProcter & Gamble, em 2007, foi também uma das marcas que utilizou esta técnica. Esta acção consistia em vários agentes passearam pela Festa de San Gennaro com a camisola branca toda manchada de molho de tomate. Nas costas da camisola aparecia a mensagem "Manchou? Ariel". Segundo o site http://www.blogdeguerrilha.com.br «a Procter & Gamble, segundo maior anunciante dos EUA, passou o seguinte briefing às suas agências globais: “construir marcas sem o uso da mídia tradicional, reforçando a necessidade de novas formas de aproximação com o consumidor”

blog_9_10_ariel_agente


Marketing de emboscada da Unicer: Aqui o ponto de discórdia é o anúncio onde surge o hino nacional e os parabéns à selecção.

In: http://nlsonmarujo.blogspot.com


Emboscada da Nokia face ao patrocínio oficial da LG no Seminário Premium “Futurecom” em São Paulo.


Durante um discurso, ainda como candidato à presidência dos EUA, os três rapazes que se posicionavam atrás dele usavam t-shirts da marca “Abercombrie & Fitch”. Aqui foi Baracka Obama que foi a vítima da Emboscada

 

 

Exemplo: “Pepsi faz marketing de emboscada em Uganda”.

 

 

  “A série "9MM: São Paulo" do canal FOX fez uma acção de Marketing de emboscada na Maratona de São Paulo 2008, em uma acção criada pela Santa Clara. A emboscada chama atenção para uma das estatísticas da polícia de São Paulo: existem 47 bandidos para cada 1 policia. A série foi inspirada livremente em casos policiais e no resultado de vários meses de pesquisa, que incluíram entrevistas e depoimentos de policias verdadeiros. É a primeira mini-série dramática da Fox filmada em São Paulo, uma produção que revela as complexidades enfrentadas pela força policial para o cumprimento da lei em uma cidade tão intensa como essa.”

“A Invasão do Homem Melancia”. Acção de emboscada no evento de empreendedorismo da Shell.

Desenvolvido por: Inusitada - Mkt de Experiências.

Factores que podem levar uma empresa a optar por esta técnica:

  1. Custo elevado associado ao patrocínio dos eventos
  2. Custos da acção reduzidos vs o elevado impacto junto do público
  3. Eventual impossibilidade de participar como patrocinadora de um evento.
  4. Sentido de oportunidade
  5. Excelente focalização no target.
  6. Elevada cobertura de audiência e cobertura mediática (já que falamos de eventos como Mundiais de Futebol Festivais…)
  7. Elevados ganhos de reconhecimento (lembremo-nos dos casos em que o patrocinador oficial não tem o reconhecimento que as marcas outsiders têm)

Desvantagens: (In: http://nlsonmarujo.blogspot.com)

  1. Retaliação da concorrência
  2. Repreensão por parte das autoridades.
  3. Ser visto como “malfeitor”.
  4. Poderá revelar falta de ética.
  5. Impedimentos legais.
  6. Pode comprometer a imagem de marca.

 

 

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