As palavras soltas

«(...) pedes para eu te pintar o amor

e eu dou-te uma folha em branco.

porque o branco é a soma de todas as cores

e numa folha vazia

tu poderás pintar o que quiseres.(...)»



In: Nós os 2, Ana Teresa Silva

Tantas mãos, a mesma Primavera - poesia inédita



Experience Marketing

 

«Mais de 80% das decisões do consumidor têm enorme fundamento emocional, que muitas vezes vem do subconsciente. Assim, experiências que relacionam o consumidor com a marca, além de um contacto com o produto, acabam por se tornarem mais eficazes, em termos de captação e fidelização de clientes».

(In: www.omelhordavida.com.br )

Experience Marketing é uma «técnica que possibilita ao consumidor um envolvimento com a marca ou determinado produto, ajudando a um relacionamento mais pessoal e próximo, e sensibilizando os consumidores a tomarem uma decisão de compra mais inteligente, potenciando vendas» e também serve para premiar os colaboradores e aumentar a sua motivação.

As empresas perceberam que a possibilidade de experenciarem os produtos os clientes vão valorizar o valor dos produtor e serviços, e acabam por desta forma diferenciarem.nos e conseguem conquistar assim a sua atenção e confiança de forma memorável.

 

Segundo o site: www.omelhordavida.com.br  a vantagem desta técnica reside no aumento da competitividade gerado pela utilização das experiências de: Perceber, Sentir, Pensar, Agir e Relacionar.
«- A experiência da percepção confia ao produto certa atractividade peculiar considerada a única que mexe com os critérios do indivíduo;
- A experiência do pensamento conduz o cliente a um interessante desafio intelectual, sobretudo para a resolução de problemas específicos;
- A experiência da acção está ligada a comportamentos e estilo de vida;
- A experiência do relacionamento conduz o cliente a usufruir dos benefícios de um produto do qual possa se sentir orgulhoso».

 


Exemplo de Experience Marketing em Portugal: Na Fnac o cliente pode experimentar através do toque, da audição, da leitura.fnac1

Exemplos de Experience Marketing no Mundo:
A Volvo criou uma comunidade na internet chamada "Volvo Saved My Life Club" onde os proprietários de veículos da marca partilham experiências de como os sistemas de segurança Volvo ajudaram a salvar as suas vidas.

A Godiva (rede de lojas de chocolate de muito requinte e luxo, com muitas franquias no mundo todo) explora toda uma sensação em suas lojas? Desde o nome “chocolatier” (Francês, requinte), chocolates embalados individualmente, tudo decorado com cores douradas, formatos arredondados que dão uma sensação de sensualidade. Feminilidade. (In: experiencedelife.wordpress.com)

A Qualicomm - fabricante de telemóveis-, recolhe depoimentos de clientes que utilizaram os seus telemóveis para chamar ajuda. Aqui a «intenção é motivar a equipa mostrando que o trabalho deles ajudou a salvar vidas» segundo o site dedicado ao Marketing www.mundodomarketing.com.br.

Segundo o site www.mundodomarketing.com.br a principal diferença do EM reside no factor motivacional, Segundo este site os prémios monetários perderam a sua força. agora, o desafio é fugir à rotina e o EM permite essa fuga da realidade.

«Nos períodos em que os orçamentos ficam mais apertados, como ocorreu durante a crise financeira global, manter a força de trabalho envolvida é muito mais difícil. Empresas que cultivam formas não-financeiras de motivação levam grande vantagem em momentos assim», diz Carlos Siqueira, director do Hay Group no Brasil segundo o site www.mundodomarketing.com.br.

Mas, atenção que estes programas não visam exclusivamente a economia, o objectivo também é «manter um bom ambiente de trabalho, valorizar a conquista de objectivos e reforçar a sensação de pertença a, factores importantes para a retenção de talentos (In: www.mundodomarketing.com.br )

Segundo uma pesquisa efectuada pela McKinsey realizada no final de 2009 nos EUA  revelou que os factores  que fazem com que as pessoas se sintam mais motivadas e valorizadas (sem custo associado) são:

  1. Elogios dos chefes imediatos;
  2. Atenção das lideranças (conversas individuais de feedback, por exemplo);
  3. Oportunidade de liderar projectos.

(In: www.mundodomarketing.com.br )

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